Parauapebas é a terceira cidade que mais demitiu no estado do Pará neste ano

Parauapebas já chegou a ser considerada uma das melhores cidades para se trabalhar, agora enfrenta um cenário bem diferente. A cidade, dependente da mineração, é a terceira do estado do Pará que mais fechou postos de trabalho nos últimos cinco meses deste ano.

De janeiro a maio, a cidade demitiu 6.501 empregados e contratou 6.104 ocasionando a perda de 397 empregos formais, ficando atrás apenas do município de Ananindeua e da capital Belém. Os dados foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Nos últimos 12 meses, a cidade perdeu quase 17% de sua mão-de-obra.

No mesmo período do ano passado, a cidade havia fechado  903 vagas. No município a economia é dependente da mineração, mas agentes políticos buscam alternativas, existe uma promessa de oportunidades que a sociedade tanto espera. Afinal, além da exaustão das minas, o preço do minério ameaça de morte a galinha dos ovos de ouro da capital do minério como é conhecida à cidade de Parauapebas.

Dos oito setores avaliados pelo Caged, seis deles têm resultados negativos em Parauapebas  primeira área que mais fechou vagas foi o setor de construção civil, com o fechamento de 558 postos de trabalho. Em seguida, vem o setor de comercio, que perdeu 422 empregos formais.

Reportagem/Portal Canaã

 

 

 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe uma resposta