Parauapebas: 48% da população já adoeceram pela má qualidade do saneamento básico

Em continuidade sobre a pesquisa que a Prefeitura de Parauapebas disponibilizou, no dia 6 de novembro, para conhecer a realidade do saneamento básico no município, trazemos mais dados exclusivos sobre o levantamento.

A consulta foi feita e ainda continua recebendo opiniões por meio do site oficial da prefeitura através de um formulário online, que a equipe do Portal Canaã teve acesso a analisou os dados colhidos que já somam mais de 80 opiniões. Esses dados e opiniões são para compor o Plano Municipal de Saneamento Básico, conforme fixado pela Lei Federal nº 11.445/2007, do qual o município tem postergado, até mesmo a implantação de um aterro sanitário, que o município está entre os que não cumpriram a meta que foi fixada até  2014.

Analisando os dados dos participantes do questionário, em que 55% se declararam homens e 45% mulheres, a população se mostrou totalmente insatisfeita com os serviços de saneamento básico prestado no município. 18% dizem ser moradores do Bairro Cidade Jardim, 7,5% do bairro Liberdade I, 6,3% do Bairro da Paz e os demais no restando dos bairros.

Quando perguntados se alguém na sua família já havia apresentado alguma doença ou algum tipo de problema que possa estar relacionado com a água, com o lixo, com o esgoto ou com as chuvas, entre os que responderam sim ou não, 48% dos participantes disseram que sim, e 51% que não.

37% das pessoas disseram  não receber água todos os dias em suas residências, e ao receberem, 52% entre os que responderam sim ou não, declaram que a qualidade da água não é boa, 7% não souberam opinar.

Após avaliarem a qualidade da água, a maioria dizem que o problema está no gosto da água, após a cor e depois o odor, que ainda perde pra sujeira.

Ainda, segundo o questionário, 76% das pessoas que vivem em Parauapebas dependem do abastecimento público de água, e 37% dizem não receber água todos os dias em sua residência e a maioria declaram receber apenas 3 vezes na semana, após vem os que recebem de 4 a 5 vezes, e em terceiro lugar os que recebem apenas 2 vezes na semana.

Quando avaliados sobre o período chuvoso, 52% das pessoas declararam passar por algum problema, e a maioria dizem ser alagamentos, e o segundo problema vem a inundação seguindo pelo retorno do esgoto.

Acompanhe o Portal Canaã, continuaremos com uma série de reportagens sobre mais dados da pesquisa.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

One thought on “Parauapebas: 48% da população já adoeceram pela má qualidade do saneamento básico

  1. boa noite, estou redigindo um artigo cientifico acerca das mazelas do saneamento basico de parauapebas, gostaria de utilizar esse texto em minha bibliografia. Voce poderia me fornecer o nome de quem escreveu e o ano?

    grata,

    Camila Branco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *