A mineradora Vale informou na última quinta-feira (15), que concluiu a venda de sua participação restante de 13,63 por cento na Mineração Paragominas, para a norueguesa Norsk Hydro, por 113 milhões de dólares.

A transação está relacionada à venda dos ativos de alumínio da Vale anunciada em 28 de fevereiro de 2011, segundo informação da empresa em comunicado.

A Hydro já tinha participação majoritária no ativo.

“A transação é consistente com a estratégia da Vale de fortalecer seu balanço e focar em ativos core”, disse a companhia, que busca vender ativos não essenciais visando reduzir seu endividamento.

Segundo a  Hydro, o pagamento líquido, após os ajustes resultantes da conclusão dos acordos contratuais pendentes com a Vale, foi de US $ 113 milhões. A Hydro espera que a transação tenha um impacto positivo para a Bauxite & Alumina de aproximadamente US $ 45 milhões em seu resultado no quarto trimestre de 2016, dos quais US $ 30 milhões serão excluídos dos ganhos subjacentes.após os ajustes resultantes da conclusão dos acordos contratuais pendentes com a Vale, foi de US $ 113 milhões. A Hydro espera que a transação tenha um impacto positivo para a Bauxite & Alumina de aproximadamente US $ 45 milhões em seu resultado no quarto trimestre de 2016, dos quais US $ 30 milhões serão excluídos dos ganhos subjacentes.

Redação do Portal Canaã