Vale e Norsk Hydro apoiam construção da Ferrovia Paraense que deve gerar 70 mil empregos

Vale ainda estuda volume a ser transportado pela futura Ferrovia Paraense, enquanto a mineradora norueguesa deve assinar um acordo de compromisso para transportar 5 milhões de toneladas anuais.

O governo do Pará conta com o apoio de mineradoras como Vale e Norsk Hydro, que se comprometeram a transportar milhões de toneladas pela futura Ferrovia Paraense, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Adnan Demachki. O projeto é feito por meio de uma concessão do governo do Pará e cortará o Estado de Norte a Sul por 1.312 quilômetros ligando vários territórios produtores de minério e commodities agrícolas ao Porto de Barcarena, na região metropolitana de Belém.

O projeto, que poderá ter conexão com a Ferrovia Norte-Sul em Açailândia (MA), está em fase de realização de reuniões técnicas com investidores e empresas interessadas e audiências públicas, e tem lançamento de edital previsto para novembro e leilão agendado para fevereiro de 2018. O investimento de construção da ferrovia é de R$ 14 bilhões.

De acordo com Demachki, o termo de compromisso a ser assinado pelas duas mineradoras instaladas ao longo do trajeto percorrido pela Paraense representa até 15% da capacidade de escoamento da futura estrada de ferro, que será de 170 milhões de toneladas por ano de commodities.

Além de Vale e Norsk Hydro, há outros grandes embarcadores interessados no projeto, uma sinalização do mercado de que a ferrovia será viável e terá um processo licitatório bem-sucedido, informou o secretário, após participar, ontem, de reunião técnica sobre o projeto em São Paulo.

“A Vale, maior empresa de exploração de minérios do Brasil, nos autorizou a anunciar que vai participar do projeto da Ferrovia Paraense, transportando parte de sua carga, cujo quantitativo está em estudos pela empresa. Além dela, a Norsk Hydro, empresa norueguesa, assinará também termo de compromisso de carga com algo em torno de 5 milhões de toneladas por ano, cujo documento será formalizado no dia 18 de agosto na audiência pública da ferrovia no município de Paragominas”, afirmou Demachki.

Num auditório lotado num hotel do centro de São Paulo (SP), mais de cem investidores, grandes empresas, trades brasileiras e internacionais conheceram o projeto da Ferrovia Paraense apresentado por Demachki e outros integrantes do governo paraense.

Participaram da reunião Concremat, Camargo Corrêa, Construcap Engenharia e DTA do setor de construção; Ecovias, Porto São Sebastião, Russian Highways e VLI, operadores de infraestrutura e logística; as mineradoras Vale, Norsk Hydro e Glencore; além de Siemens, Cargill e empresários italianos, chineses, russos, coreanos e japoneses.

A Associação Brasileira de Logística (Abralog), Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Instituto de Engenharia e Associação Nacional de Transportadores Ferroviários também estiveram no encontro, que aconteceu na última quinta-feira (3). As informações são do jornal Valor Econômico.

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