Dia do Contador ganha homenagens na Assembleia Legislativa

Uma Sessão Solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) prestou homenagem ao Dia do Contador, comemorado no dia 22 de setembro. A sessão ocorreu na manhã desta segunda-feira (06/11) e foi requerida pelo deputado Iran Lima, que é contador por formação.  O deputado Lélio Costa, membro da Frente Parlamentar de Apoio aos Assuntos Relacionados as Ciências Contábeis e a Contabilidade no Estado do Pará também esteve presente.

Ao abrir a sessão, o presidente do Parlamento Estadual, deputado Márcio Miranda destacou a importância do profissional para a economia eficiente dos poderes públicos. “O contador é um profissional fundamental nas empresas públicas e privadas. Aqui no Parlamento sempre buscamos ouvir o setor de contabilidade para fazer os ajustes necessários na receita e nas despesas para alcançarmos o equilíbrio nas contas e assim fazer uma gestão eficiente conforme as orientações técnicas dos contadores.  Não é uma orientação política e sim técnica e assim tenho feito.  Diante da atual crise tivemos que fazer alguns ajustes e por isso cortamos vários benefícios de deputados como a não renovação de veículos que eram destinados ao transporte dos parlamentares”, observou o presidente.

O deputado Iran Lima, autor da sessão, lembrou que a homenagem é um espaço de valorização e de debate para a categoria.  “Esse é um momento fundamental para ressaltar a importância desse profissional, não só para as empresas mas para o cidadão e órgãos públicos. O contador é um profissional que contribui nas operações financeiras de contas oficiais, mas também na contabilidade pessoal, familiar e empresarial, portanto merece esse reconhecimento”, evidenciou.

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade no Estado do Pará (CRC/PA), Maria de Fátima Cavalcante Vasconcelos, falou da importância da sessão para a categoria e sobre a atuação do Conselho para o fortalecimento da atividade. “A sessão tem o objetivo de valorizar o profissional de contabilidade, essencial nesse contexto de crise em que vive o país. O Conselho Regional  defende os interesses do segmento atuando com registros, fiscalização e desenvolvimento profissional por meio de educação continuada. Em 2016, realizamos vários eventos, capacitando 4.743 pessoas entre profissionais e estudantes. Lançamos o Encontro de Contabilidade da Amazônia (ECAL), promovido em outubro, em Cuiabá, no Mato Grosso. Em 2019, o Encontro será em Santarém”, concluiu.

Pará

 De acordo com dados do CRC/PA , o Estado do Pará possui onze mil profissionais de contabilidade ativos e o Conselho está presente em onze municípios paraenses, distribuídos em Delegacias Regionais.

Durante a sessão também foram discutidas propostas para um Projeto de Lei que está em discussão na Comissão de Trabalho na Câmara Federal, que propõe atualizar a redação do Decreto Lei de 1946, que regulamenta a profissão.

Para a deputada Simone Morgado, autora da proposição, o projeto pretende garantir prerrogativas à profissão.  “A proposta pretende atualizar a legislação que rege a profissão que  ainda é de 1946. Ela está desatualizada e precisa contemplar novas prerrogativas exigidas pelo contexto social atual e têm que ser estabelecidas. Estamos ouvindo várias entidades de classe da categoria e vamos realizar Audiências Públicas para discutir melhor o tema e receber contribuições para melhorar a proposta e valorizar esses profissionais ”, disse.

Marco

 A data foi escolhida para homenagear a categoria profissional por fazer referência à criação do primeiro curso de Ciências Contábeis do Brasil, na Universidade Federal de Minas Gerais, registrado pelo Decreto de Lei nº 7.988, de 1945, no governo de Getúlio Vargas.

Texto: Mara Barcellos

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe uma resposta