Um levantamento divulgado pela Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PA) mostra que em 2016 foram realizados aproximadamente 35 mil atendimentos nos municípios paraenses. O número representa um aumento em relação a 2015, quando cerca de 30 mil pessoas procuraram a instituição.

Entre os assuntos alvo de maior reclamação entre os consumidores está a questão da “energia elétrica”, o assunto mais procurado. Em seguida estão telefonia, com 21% dos atendimentos, e serviços financeiros, com 11%.

Sobre esses três assuntos, o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), sistema informacional que atende o Procon-PA, mostrou que os problemas mais demandados foram cobrança indevida/abusiva, dúvidas sobre cobrança, descumprimento de prazo e contrato.

“O crescimento da procura dos consumidores pelo Procon mostra que a população está mais consciente sobre seus direitos como consumidor”, disse o diretor da instituição, Moysés Bendahan.

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Serviço: Para realizar um atendimento no Procon/PA, é necessária a apresentação dos seguintes documentos: CPF (original), RG (original), comprovante de residência (original) e a documentação pertinente a reclamação, como número de protocolo, contrato ou cupom fiscal. O atendimento no prédio sede do órgão, localizado na travessa Lomas Valentinas, 1150, em Belém, ocorre de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h. Já nos demais municípios do Pará, o horário de atendimento pode variar.