Tucumã vai aderir a modernização para emissão da Carteira de Trabalho Digital

Carteira de trabalho digital será realidade a partir de janeiro no município de Tucumã.

José Ribamar Miranda da Cruz, Superintendente Substituto da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado do Pará, informou para o vereador eleito por Tucumã, Laudi Witeck que estava acompanhado na capital do Estado do empresário Jadiel Meneses, Vice – Presidente da Associação Comercial e Industrial e Agropastoril de Tucumã que a cidade vai aderir a modernização para a emissão da Carteira do Trabalho Digital (CTD).

Segundo Laudi Witeck a medida integra o projeto de modernização do Ministério do Trabalho e Emprengo do Governo Federal, visando maior agilidade nos serviços prestados ao cidadão. Witeck informou ainda que entre os dias 16 a 20 de Janeiro está programado a inda de servidores lotado Departamento Integrado de Documentação de Tucumã, para participar de um treinamento para a emissão da Carteira do Trabalho Digital.

Novo modelo garante agilidade e segurança.

Com a mudança, o documento passa a ser entregue ao trabalhador no ato da solicitação e todas as informações fornecidas serão cruzadas “on line” com os bancos de dados disponíveis no governo federal. Isso garante mais segurança ao documento e ao trabalhador, que tem todas as suas informações cruzadas e analisadas no ato na solicitação da carteira.

O cidadão passa a contar com todas as informações atualizadas e disponíveis no novo documento, o que deve permitir maior agilidade no pagamento de benefícios trabalhistas e previdenciários. Além disso, com a validação nacional de dados feita em tempo real, a mudança também vai combater possíveis tentativas de fraude contra o trabalhador e contra os benefícios pagos pelo governo federal.

Quem já tem o documento não precisa se deslocar até as agências do MTE para emitir uma nova carteira. A antiga permanece válida. Somente no caso de uma segunda via ou da emissão da primeira via é que ocorre a impressão e validação pelo novo sistema.

As prefeituras estão se adaptando em comprimento a Portaria do Governo Federal n° 1.023 de 09 de julho de 2013 em que obrigada os municípios brasileiros deverão aderir ao novo sistema assinando convênio e a devida implantação do sistema de emissão digital da Carteira do Trabalho Digital. Com Informações de Roney Wydiamaior.

 

 

 

 

 

 

 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe uma resposta