José Ribamar Miranda da Cruz, Superintendente Substituto da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado do Pará, informou para o vereador eleito por Tucumã, Laudi Witeck que estava acompanhado na capital do Estado do empresário Jadiel Meneses, Vice – Presidente da Associação Comercial e Industrial e Agropastoril de Tucumã que a cidade vai aderir a modernização para a emissão da Carteira do Trabalho Digital (CTD).

Segundo Laudi Witeck a medida integra o projeto de modernização do Ministério do Trabalho e Emprengo do Governo Federal, visando maior agilidade nos serviços prestados ao cidadão. Witeck informou ainda que entre os dias 16 a 20 de Janeiro está programado a inda de servidores lotado Departamento Integrado de Documentação de Tucumã, para participar de um treinamento para a emissão da Carteira do Trabalho Digital.

Novo modelo garante agilidade e segurança.

Com a mudança, o documento passa a ser entregue ao trabalhador no ato da solicitação e todas as informações fornecidas serão cruzadas “on line” com os bancos de dados disponíveis no governo federal. Isso garante mais segurança ao documento e ao trabalhador, que tem todas as suas informações cruzadas e analisadas no ato na solicitação da carteira.

O cidadão passa a contar com todas as informações atualizadas e disponíveis no novo documento, o que deve permitir maior agilidade no pagamento de benefícios trabalhistas e previdenciários. Além disso, com a validação nacional de dados feita em tempo real, a mudança também vai combater possíveis tentativas de fraude contra o trabalhador e contra os benefícios pagos pelo governo federal.

Quem já tem o documento não precisa se deslocar até as agências do MTE para emitir uma nova carteira. A antiga permanece válida. Somente no caso de uma segunda via ou da emissão da primeira via é que ocorre a impressão e validação pelo novo sistema.

As prefeituras estão se adaptando em comprimento a Portaria do Governo Federal n° 1.023 de 09 de julho de 2013 em que obrigada os municípios brasileiros deverão aderir ao novo sistema assinando convênio e a devida implantação do sistema de emissão digital da Carteira do Trabalho Digital. Com Informações de Roney Wydiamaior.