A mineradora australiana Centaurus Metals disse na última quarta – feira, 29, que descobriu uma mineralização de cobre e cobalto no prospecto Serendipidade, que faz parte do projeto de cobre e ouro Salobo West, no município de Marabá.

Anunciando a nova oportunidade de exploração na quarta-feira, a Centaurus disse que as interseções de sondagem perto da superfície retornaram valores significativos de cobalto e cobre. Os principais resultados mostram: 4 metros com 0,16% de cobalto e 0,94% de cobre a partir de 13 metros; 6 metros com 0,07% de cobalto e 0,30% de cobre a partir de 23 metros; e 10 metros com 0,09% de cobalto e 0,14% de cobre, que inclui 3 metros com 0,18% de cobalto e 0,31% de cobre, a partir de 18 metros.

O prospecto Serendipidade é consistente com um modelo de mineralização sedimentar rico em cobre / cobalto. O nome do prospecto vem do termo inglês serendipity, que significa uma descoberta feliz feita, aparentemente, por acaso.

O cobalto é uma das grandes estrelas do mercado mineral neste ano. Devido às aplicações em eletrônicos e baterias recarregáveis de veículos, os preços tiveram alta expressiva. Na Bolsa de Mercadorias de Londres (LME), os preços saltaram de US$ 32 mil, em janeiro, para US$ 68 mil a tonelada na segunda-feira (27), no mercado à vista.

“A descoberta deste valioso banco de dados histórico geológico, geofísico e de sondagem foi outro golpe de sorte para nossa equipe, acelerando a definição de novos alvos”, afirmou Darren Gordon, diretor da Centaurus, em nota.

“A sondagem histórica demonstrou claramente a prospectividade da mineralização de cobre e cobalto no prospecto Serendipidade. No entanto, parece que a orientação da sondagem não foi projetada otimamente para testar as falhas [geológicas] – onde você espera encontrar maiores teores de cobre e de cobalto. Isso representa uma oportunidade excepcional para testar o novo modelo geológico da empresa para a área”, disse Gordon.

Segundo o executivo, a empresa júnior agora tem vários alvos de sondagem para testar no primeiro semestre de 2018, na área SW 1 e em Serendipidade, antes de testar alvos potenciais em SW2, uma área recém-obtida.