Em Parauapebas, clima tenso marca consulta pública para criação de parque nacional Ferruginosos

Com plenária lotada, aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 23 de novembro, a primeira consulta pública para criação do Parque Nacional Campos Ferruginosos de Carajás, em Parauapebas. A consulta pública contou com a presença de representantes da prefeitura de Parauapebas e Canaã dos Carajás, mineradora Vale, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (FETRAF), Justiça nos Trilhos, Padre, Acadêmicos e comunidade em geral.

A primeira consulta pública foi marcada por manifestações de movimentos sociais de luta pela terra, ocasionando clima tenso.  A criação do Parque Nacional Campos Ferruginosos de Carajás dividiu opinião do público presente, apresentaram que caso seja aprovado, garantirá a preservação de ecossistemas raros da nossa região como a Savana Metalófila ou vegetação de canga. Além disso, será o maior parque de cavernas ferríferas do Brasil. Já os representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar defenderam a luta pela terra.

A proposta apresentada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é uma área de cerca de 80 mil hectares formada por dois platôs ferruginosos: o primeiro denominado “Serra da Bocaina”, também conhecida por “Serra do Rabo”, localizado entre a PA 160 e o Rio Parauapebas; e o segundo chamado de “Serra do Tarzan”, próximo aos projetos Sossego e 118, que fazem parte da Floresta Nacional de Carajás.

Mapa - proposta de criação do parque nacional Foto: Reprodução/ ICMBio
Mapa – proposta de criação do parque nacional Foto: Reprodução/ ICMBio

“O turismo é uma das atividades econômicas com maior crescimento em todo mundo, e a cada ano aumenta o número de pessoas que viajam em busca de lazer, descanso, aventura, entre outros motivos com a criação do Parque Nacional que possui paisagens naturais surpreendentes, manifestando potencial para o turismo cultural e ecológico, uma alternativa de desenvolvimento para Canaã dos Carajás e Parauapebas. ”, Relatou João Luís, representante da comunidade de Parauapebas.

A segunda consulta será realizada nesta quinta – feira 24 de novembro, a partir das 18h00 na Câmara Municipal de Canaã dos Carajás.

Equipe de Redação do Portal Canaã

 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe uma resposta