Zé lixão é um sujeito que adora sujar os locais por onde passa.  Joga lixo nas ruas e no verão espalha resíduos pelas praias da cidade. Ele é um verdadeiro sujão, mas vem sendo combatido pela Prefeitura de Marabá, por meio do Programa Verão Ecológico. Todos os fins de semana, equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente-SEMMA e do Instituto Nacional de Defesa Ecológica e Vigilância Ambiental- INDEVA, visitam os veranistas em toda a extensão da Praia do Tucunaré. Após uma breve palestra sobre os cuidados com o lixo, as pessoas recebem sacolas, com um panfleto educativo anexado, para guardar os resíduos produzidos.

A empresária Leide Oliveira está curtindo as férias em Marabá e resolveu acampar na Praia do Tucunaré com familiares e amigos. Ela disse que adorou a iniciativa da prefeitura e elogiou a ação ecológica porque acredita que a limpeza é essencial para manter o lugar agradável, além de preservar o meio ambiente. “Agora as pessoas devem se conscientizar de que são responsáveis pelo lixo delas, a prefeitura está de parabéns! Nós aqui já estamos até separando o lixo, como eles pediram”, afirma a veranista.

Rafael Bruno também passou o fim de semana no balneário mais badalado de Marabá, com os amigos. A turma dele já estava cuidando do lixo, guardando as latinhas numa sacola, mas ainda sim, parabenizou a ação, porque segundo ele ainda existem pessoas que precisam passar por Educação Ambiental, em relação ao lixo.

Para garantir ainda mais a limpeza, a equipe da Secretaria de Municipal de Serviços Urbanos-SENSUR, entra em ação fazendo a coleta dos lixos armazenados e levando para outro lado do rio onde recebem a destinação final. No caso das latinhas, elas são destinadas para a reciclagem.

De acordo com a coordenadora do programa Verão Ecologico, na SEMMA, Tatiane Oliveira, o programa tem surtido efeito e a recepção das pessoas é positiva. Os resultados são visíveis logo que se chega às areias da praia. A ação deve continuar até o fim de julho na Praia do Tucunaré e em agosto inicia na Praia do Geladinho, em São Félix.

Outro programa que tem movimentado a Praia do Tucunaré é o Verão Esporte. Todos os fins de semana acontecem atividades esportivas na arena montada pela Prefeitura Municipal e coordenada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, SEMEL. Segundo o secretário, Elói Ribeiro, das partidas de Beach Soccer já saíram os finalistas que irão disputar no próximo fim de semana, nas categorias: masculino e feminino. O secretário ressalta ainda que a partir de agora já acontecerão às competições de Vôlei de Praia e Futevôlei. Elói destaca também uma grande atração prevista para o dia 29, que é o paraquedista mundial Sabiá.

No último fim de semana, a SEMEL inovou com aulões de ginástica e zumba para encerrar o dia. Alexandre Barreto, técnico da secretaria, disse que as atividades foram pensadas para valorizar e resgatar o esporte nas areias das praias da cidade.

As inscrições para o Vôlei de Paria e Futevôlei estão abertas e podem ser feitas na sede da SEMEL, localizada no ginásio Renato Veloso, na folha 16, das 08h às 14h.