Centaurus obtém autorização de pesquisa de cobre e ouro no novo projeto Salobo West

O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) concedeu a primeira de duas autorizações de pesquisa consideradas chave pela mineradora australiana para o projeto de cobre e ouro Salobo West “abrindo uma nova e emocionante frente para as atividades de exploração junto com o projeto de ouro Serra Misteriosa”, que está em andamento.

“Carajás hospeda as maiores concentrações conhecidas de depósitos IOCG [Iron Ore Copper Gold], incluindo a mina de cobre-ouro Salobo, da Vale, que tem reservas de 1,2 bilhão de toneladas com 0,63% Cu e 0,4 g/t Au e produziu aproximadamente 176 kt de cobre e 310 koz de ouro no ano-calendário de 2016”, diz o comunicado divulgado na quinta-feira passada (15).

As áreas do projeto Salobo West ficam no mesmo contexto geológico que a mina de Salobo e a apenas 12 quilômetros da camada mineralizada. A mineradora diz que ao longo de Salobo existem mais de dez depósitos de IOCG com recursos de mais de 100 milhões de toneladas de minério de cobre e ouro.

A Centaurus iniciou o processo de aquisição de dados geológicos e geofísicos atualizados pelo Serviço Geológico (CPRM) na região. “Os dados disponíveis no momento incluem levantamentos magnéticos aéreos, levantamentos radiométricos e gravimétricos e diversos espaçamentos”, diz a mineradora, que contratou recentemente Alan King, ex-geofísico-chefe da divisão de Exploração da Vale, para analisar os dados da CPRM e sugerir alvos que vão ajudar a Centaurus no planejamento do levantamento geofísico.

King morou no Brasil de 2007 a 2011 e trabalhou intensivamente nos depósitos IOCG que ficam em Carajás. A segunda área pretendida pela Centaurus, chamada de Salobo West 2, fica ao sul de Salobo West 1, deve ter a autorização de pesquisa publicada dentro de quatro a seis semanas, diz a mineradora.

“Nosso trabalho inicial de exploração vai se concentrar na geração de dados geofísicos regionais e na realização de levantamentos aeromagnéticos e gravimétricos para produzir alvos para o trabalho de campo”, disse Darren Gordon, diretor da Centaurus, em nota.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário