Câmara Mirim apresenta demanda de alunos da rede municipal para o vice prefeito de Marabá

A comissão formada por quatro vereadores mirins se reuniu com o vice-prefeito Toni Cunha, na tarde desta terça-feira, 22, no gabinete. Os adolescentes apresentaram a Toni Cunha fotografias mostrando a situação de 4 escolas as quais visitaram   durante duas semanas. Além disso, apresentaram as demandas das comunidades escolares. Dentre os problemas citados, estão a estrutura física dos espaços e a remuneração de professores.

Toni Cunha, ouviu atentamente a fala dos vereadores mirins e fez questão de esclarecer as dúvidas dos estudantes. Sobre a estrutura das escolas, ele enfatizou que a gestão tem conhecimento da situação e que já está executando as reformas. Um total de 12 escolas estão na lista para serem reformadas.

Do mesmo modo, o vice-prefeito, explicou que a decisão da gestão em relação a remuneração dos professores está relacionada a busca pelo equilíbrio da folha de pagamento. Enfatizou ainda as dificuldades financeiras por quais a prefeitura vem passando e que o governo está tendo de arcar com divididas antigas, deixadas pelo governo anterior.

Por outro lado, Toni Cunha, prometeu visitar as escolas e analisar as demandas juntamente com o prefeito Tião Miranda. E ressaltou a importância da Câmara Mirim na vida dos estudantes. “Vocês estão de parabéns é muito importante entender a política e não só odiar a política”, falou o vice-prefeito.

A presidente da comissão, Geovana Nogueira, saiu satisfeita do encontro. “A gente esclareceu tudo que queríamos e passamos as nossas ideias pra ele. Espero que sejam cumpridas”, disse ela.

Para o presidente da Câmara, Gustavo Andrade, foi uma reunião muito saudável. “Foi uma boa oportunidade de conversarmos com o gestor, e debatermos a educação na nossa cidade, então foi uma reunião bem objetiva, e promissora”, ressaltou o jovem.

Gabriela Rodrigues é relatora da comissão e disse que saiu com as dúvidas esclarecidas, mas espera que a conversa com Toni Cunha avance. “Eu sinto que muita coisa precisa melhorar, agora é fazer e mostrar para a população que o que eles estão prometendo eles vão cumprir”, observou a estudante.

Já Geraldo Martins, adorou a ideia dada por Toni Cunha em oferecer aos alunos de escolas das periferias excursões ao Cinema, por exemplo. “Tem muitas escolas onde os alunos não conhecem isso, a escola em si, é o ponto de lazer e de encontro do local”, destacou.

Na próxima quinta-feira,25, a comissão irá apresentar o relatório aos demais vereadores mirins, na segunda sessão ordinária do programa este ano, onde também irão apresentar requerimentos para serem votados.

Na visita ao gabinete, os vereadores mirins estavam acompanhados pela diretora da Escola do Legislativo, Gabriela Silva. De acordo com ela a Câmara Mirim é um programa que visa difundir o conhecimento sobre o que é o Poder Legislativo, como funciona a política, como funciona o sistema político no município. O programa tem dois anos e atualmente conta com 5 escolas inscritas, (escolas municipais CAIC, Nossa Senhora de Fátima, Acy Barros e as escolas particulares Disneylândia e A Fazendinha). Ao todo 25 estudantes formam a Câmara Mirim de Marabá.

 

 

 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe uma resposta