Inscrições ProUni 2016 estão abertas! Está oficialmente aberto o período de inscrição do ProUni 2016 – Programa Universidade para Todos. Os candidatos que participaram do Enem 2015 (Exame Nacional do Ensino Médio) e tiverem interesse em concorrer a bolsas de estudo, integrais (100%) e parciais (50%), em instituições privadas de educação superior, terão até às 23h59min (de Brasília/DF) da próxima sexta-feira, dia 22, para se inscreverem no site do Programa.

Neste processo seletivo do ProUni 2016 primeiro semestre, serão ofertadas 203.602 bolsas de estudo em faculdades particulares de todo o Brasil. O total ofertado nesta edição é 4% menor do que o número da mesma época do ano passado, quando foram disponibilizadas 213.113 bolsas. Por sua vez, o número de cursos deste primeiro semestre é maior do que em 2015, subindo de 30.549 para 30.931.

Como se inscrever no ProUni 2016 primeiro semestre?

Existe apenas um meio oficial de fazer inscrição do ProUni 2016primeiro semestre. Todos os candidatos que pretendem concorrer às bolsas, devem acessar a página do programa no portal do MEC (Ministério da Educação), disponível no endereçohttp://siteprouni.mec.gov.br/. Não é cobrado nenhum valor referente à taxa de participação.

Ao acessar o site, o estudante precisa informar o número de inscrição e a senha do Enem 2015. Quem não se recorda dos dados pode recuperá-los com facilidade em links de apoio disponíveis na própria página.

No momento da inscrição, o candidato deve escolher, em ordem de preferência, até dois cursos diferentes. Em cada uma das opções, é necessário escolher o tipo de bolsa (integral ou parcial) e a modalidade de concorrência. Estudantes portadores de deficiência ou aqueles que se autodeclararem indígenas, pretos ou pardos têm o direito de concorrer pelas políticas de ações afirmativas.

Durante todo o período de inscrição, diariamente, serão atualizadas as notas de corte do ProUni 2016. Essa nota corresponde ao aproveitamento mínimo que o candidato precisa ter para estar entre aqueles potencialmente pré-selecionados. Assim, cada participante tem o direito de mudar as opções de curso quantas vezes achar conveniente, até o último dia de inscrição.

Requisitos do ProUni 2016: quem pode se inscrever no Programa?

O ProUni é dedicado a estudantes de baixa renda que participaram do último Enem e conseguiram nota maior do que 450 pontos na média do Exame, sem ter zerado a redação. Para se inscrever, é necessário se encaixar em pelo menos uma das exigências:

  • Ser estudante egresso do ensino médio em escolas da rede pública;
  • Ser estudante egresso da rede particular, desde que na condição de bolsista integral da própria instituição;
  • Ser estudante portador de deficiência;
  • Ser professor permanente do magistério em escola pública, com o objetivo de concorrer a bolsas em cursos de licenciatura.

Além disso, o candidato ainda precisa comprovar renda familiar bruta mensal. Para bolsas integrais, a renda do ProUni 2016 não pode ser maior do que um salário mínimo e meio por pessoa durante o mês. Por sua vez, o rendimento para bolsas parciais não pode superar três salários mínimos por pessoa. Estão dispensados deste requisito os professores de magistério.

O resultado do ProUni 2016 primeira chamada será divulgado dia 25, segunda-feira. As matrículas dos aprovados deverão ser efetuadas até dia 01 de fevereiro. A segunda chamada acontecerá no dia 12, com matrícula até dia 18. A lista de espera ficará aberta entre os dias 26 e 29 de fevereiro.

Prouni 2016