No Pará, 51% dos jovens de 15 a 17 anos não estudam o Ensino Médio

Mais da metade da população jovem paraense estão fora da escola.

O Ensino Médio vem sendo considerado a etapa mais desafiadora da Educação Básica brasileira. Desinteressante para os jovens, não oferece caminhos que promovam o diálogo entre os conteúdos curriculares e o mundo fora da escola. Como resultado, os indicadores de atendimento e fluxo patinam há vários anos. Hoje, 1,7 milhão de jovens de 15 a 17 anos não estão matriculados no Ensino Médio.

No Pará, de acordo o relatório de 180 páginas, essa realidade é bem aquém do que pretendiam e precisariam ser, apenas 49,7% dos jovens estão matriculados  no ensino médio, contando a rede estadual de ensino e o ensino privado.

O Pará está acima apenas de Rondônia, na região Norte.

A taxa líquida de matrícula está em 62,7%. Se isso representa um salto de mais de 20 pontos percentuais nos últimos 15 anos, ao mesmo tempo reforça a necessidade de se aprimorar o modelo.

Neste sentido, o ano de 2016 será lembrado por uma nova tentativa de reformular esta etapa. Cercada de polêmica, a começar pelo envio ao Congresso Nacional na forma de medida provisória, a Lei da Reforma do Ensino Médio busca conferir maior flexibilidade à etapa ao instituir a possibilidade de diferentes itinerários formativos, diminuindo o número excessivo de disciplinas obrigatórias.

Menos da metade das escolas de Ensino Médio da rede pública do País contam com laboratório de ciências.

Os modelos de Ensino Médio vêm sendo criticados desde a primeira metade do século passado por reforçar desigualdades históricas, preparando as camadas ricas para a universidade, enquanto um ensino técnico deficiente fica reservado aos filhos da população pobre. Outras formas de exclusão podem ser comprovadas pelas defasagens quando se desagregam os dados por raça ou por região.

Redação/Portal Canaã

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *