Grandes redes do comércio  estão optando por Xinguara, na região sul do Pará, para expandir seus investimentos. O município que conta com uma população de pouco mais de 43 mil habitantes (dados do IBGE contestados pela administração municipal), vem  superando a crise econômica no país, atraindo grandes investidores.

A cidade recebeu a poucos dias uma  unidade  das  Lojas Americanas,  e outra do  Magazine Lilliani. Recentemente Xinguara também  inaugurou uma  graxaria (produção de sebo/gordura e de farinhas de carne e/ou ossos a partir de materiais gerados pelo abate de bovinos e suínos), ofertando  centenas de  empregos diretos e renda para a população.

Agora o  município se prepara  para  acolher o grupo atacadista Macre. A empresa pretende investir na cidade  cerca de R$ 15 milhões, gerando apenas na fase de construção 150 empregos diretos. De acordo com o diretor  presidente do Macre, Júnior Boeri, as obras serão iniciadas nos próximos 20 dias, com previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2018.  Na região, a rede atacadista também atua  nas cidades de Redenção e Canaã dos Carajás.

Com a  chegada  dos investidores, a cidade  que é uma das principais da região sul do Pará, conhecida pelo grande potencial do agronegócio, mostra ter  agora vocação para um novo setor que vai além da agropecuária: a área de serviços e varejo.

Foi  esse novo perfil econômico  que também motivou a instalação do Macre  no município. “Xinguara está localizada em um entroncamento que liga o estado de norte a sul facilitando à logística, o que dar ao município  característica de cidade polo, buscamos instalar nossas unidades em regiões  com essas  característica. A  economia do município é  pujante e a gente enxerga a cidade como a mais promissora da região” analisou Boais.

Os avanços na área da educação, como a chegada da Universidade Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), que será inaugurada no próximo mês, assim como o Instituto Tecnológico Estadual, em construção,  também são analisados por investidores na hora de instalar novos empreendimentos em Xinguara.

Para atrair investidores para a cidade a administração municipal, tem realizado parcerias através de apoio logístico e algumas vezes com  incentivo fiscal , o resultado tem sido positivo. “Grupos como o Macre oportunizam a criação de empregos, fortalecem a nossa economia, desenvolve a cidade, o que nos deixa tranquilo e feliz. Xinguara vive um dos seus melhores momentos no cenário de atração de novas indústrias e geração de emprego” comemorou Osvaldinho Assunção prefeito de Xinguara. Com informações do Conexão Pará.