Projeto de cobre e ouro da Lara tem relatório final aprovado em Curionópolis

A Lara Exploration disse ontem (18) que o relatório final de pesquisa para o projeto de cobre Maravaia foi aprovado no dia 14 de outubro. Segundo um comunicado enviado ao mercado, a licença de instalação da planta de processamento foi emitida em 23 de agosto. A Lara tem como parceira a Tessarema Resources, que busca levar o empreendimento à produção comercial.

De acordo com o comunicado, tanto a licença de instalação (LI) para a planta de processamento quanto a aprovação do relatório são importantes marcos no processo de licenciamento. A Tessarema planeja entregar ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) o Plano de Aproveitamento Econômico até o fim deste mês, junto com o requerimento de lavra. “Os trabalhos de campo, focados primeiramente na construção da planta de processamento e infraestrutura relacionada, vai continuar em paralelo com as etapas que faltam”, diz a empresa em nota.

A Tessarema planeja extrair e processar material mineralizado do recurso Osmar, dentro da termos da Guia de Utilização (GU) do processo 850.421/2009, até que obtenha a concessão de lavra. O processo está em nome da Mineração Maravaia e teve a GU renovada no dia 10 de outubro.

O direito minerário fica em Curionópolis (PA) e, com a aprovação do relatório de pesquisa, teve a área reduzida de 7.322,48 hectares para 856,76 hectares, no dia 14 de outubro. A GU permite a lavra de até 4.000 toneladas de minério de ouro até o dia 19 de setembro de 2017.

“Tessarema pode completar seu earn-in para 100% de participação no projeto Depósito Maravaia e projeto de cobre e ouro Curionópolis, quando atingir a produção comercial a uma taxa não inferior a 500 toneladas por dia e fizer um pagamento final de US$ 750.000 para a Lara. Depois disso, a Lara ficará com um royalty do tipo Net Smelter Return de 2% de qualquer produção do projeto”, diz o comunicado da Lara.

A Lara Exploration tem um modelo de negócios que privilegia a geração de prospectos para posterior investimento na forma de joint ventures. O portfólio da mineradora conta com propriedades no Brasil, Peru, Chile e Colômbia. De acordo com dados do website Jazida.com, a Mineração Maravaia tem 3 autorizações de pesquisa e um requerimento, todo em Curionópolis, para ouro, prata e cobre.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *