Curionópolis tem uma das cinco minas de cobre de alto nível do mundo

Antas é uma mina de cobre e ouro a céu aberto de alta qualidade. Um estudo recentemente divulgado pela Mining destacou a mina Antas, localizada em Curionópolis, entre as cinco maiores minas de alto nível do mundo. A mina foi descoberta pela equipe Avanco em 2011, desenvolvido sob o orçamento em menos de 12 meses, e depois de entrar na produção comercial em julho de 2016 já está funcionando acima de sua capacidade de design original. A Antas é 100%  propriedade da Avanco.

A mina está localizada na província rica em minerais de Carajás, os trabalhos começaram em agosto de 2015. A empresa planeja operar em 3 etapas para manter um fornecimento consistente de minério durante a vida útil. A Planta foi construída com muitos componentes principais sendo fontes de segunda mão, por exemplo, o moinho que era de segunda mão, mas não utilizado. A Avanco informou que o circuito de flutuação inteiro também foi adquirido de segunda mão. Isso reduziu muitos custos em mais da metade, reduzindo significativamente os prazos de entrega.

Aproveitando a especialização em fabricação de equipamentos especializados em Belo Horizonte e São Paulo, alguns setores da planta foram projetados para serem móveis de reboque, então caminhadas para o local completo, onde foram montadas diretamente em bases de fundação e conectadas. Este tempo reduzido de instalação facilitou um rápido período de comissionamento.

A Usina compreende alguns dos melhores equipamentos, por exemplo, o moinho de bolas Metso, células de flutuação Outotec e células de limpeza de Denver, todos adquiridos a custos inferiores ao usual e montados mais rapidamente do que as normas da indústria. A Usina de Processamento operou acima da capacidade desde o primeiro dia, e hoje continua a superar as expectativas, por exemplo: a capacidade de produção operada a 20% acima da capacidade de projeto original; Produção de cobre 17% à frente em 14.000 toneladas anuais de cobre; Recuperações de cobre 2% superiores a 97%.

A planta foi deliberadamente projetada para ser flexível, com a oportunidade de duplicar a capacidade para menos de US $ 20 milhões, se a alimentação adicional for desenvolvida ou adquirida em ou perto de Antas. Os objetivos de produção anual para 2017 são de 13.500 a 14.000 toneladas de cobre além de 9.750 a 10.500 onças de ouro em concentrado.Os custos de produção anuais médios para 2017 prevê  um custo de US $ 1,35 a US $ 1,50 / lb a pagar em cobre e um custo de caixa contínuo  entre US $ 1,65 a US $ 1,80 / lb a pagar em cobre.

A Antas Mine alcançou a primeira produção em maio de 2016, produzindo o primeiro concentrado em junho de 2016 e declarando a produção comercial em julho de 2016, antes do cronograma. Embora não seja um ano de produção completo, a Antas produziu 11.188 toneladas de cobre e 7.779 onças de ouro em 2016, superando a orientação em seu primeiro ano.

A Avanco também se beneficia de um processo de logística muito eficiente e competitivo em termos de custos, desde o minério até o cliente em recipientes fechados. Importante, este processo garante que a Avanco não experimenta nenhuma das perdas de manuseio do produto que normalmente são experimentadas com o transporte a granel. Atualmente, a Avanco usa uma das principais linhas de contêineres internacionais para o transporte. Cerca de 40 contêineres por semana são transportados por caminhão da área portuária de Vila do Conde para o local da mina de Antas, carregados com os concentrados e voltou para o Porto de Vila do Condoe para embarcações semanais para a Ásia.

Redação/Portal Canaã

 

 

 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *