Curionópolis foi a 9ª cidade no estado que mais arrecadou Cfem em 2016

O crescimento foi impulsionado pela mineradora multinacional Vale SA, que explora ferro em concentrado na Mina Serra Leste, em Serra Pelada, ao norte da cidade, acompanhada da mineradora AVB Mineração.

A arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem) em Curionópolis atingiu o recorde de R$ 5.230.130,57 milhões em 2016, sendo a 9ª maior cidade do Estado em arrecadação da alíquota, ficando atrás apenas dos grandes centros minerários do Estado: Parauapebas (186,6 mi), Marabá (46,7 mi), Paragominas (34,4 mi), Canaã (19,4 mi), Oriximiná (18,7 mi), Terra Santa (10,8 mi), Juriti (8,6 mi) e Ipixuna (7,7 mi).

Por concentrar grandes operações de extração de minério da Vale e Avanço, Curionópolis ficou à frente de Itaituba (3,08 mi), entre as dez maiores cidades em arrecadação no estado do Pará.

O resultado foi obtido em meio à volatilidade da cotação da principal fonte da Cfem em Curionópolis, o minério de ferro. O crescimento foi impulsionado pela mineradora multinacional Vale SA, que explora ferro em concentrado na Mina Serra Leste, em Serra Pelada, ao norte da cidade, acompanhada da mineradora AVB Mineração, subsidiária da Avanco Resources no Projeto Antas North, ao sul do centro urbano, que explora a extração de cobre e ouro.

A arrecadação da Cfem é dividida entre municípios, que ficam com 65%; estados, com 23%; e União, que recolhe 12% do valor total. A alíquota varia entre 0,2% e 3% do lucro líqüido das mineradoras.

Reportagem/Portal Canaã

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário