Horizonte Minerals assina contrato com três empresas para o projeto de níquel Araguaia

A empresa Araguaia Niquel, que visa à extração e o beneficiamento de níquel, através da exploração de depósitos (níquel encontrado em solos alterados pela ação da chuva no  Projeto Araguaia, com grandes concentrações de ferro e alumínio), localizados no município de Conceição do Araguaia, assinou contratos em três áreas consideradas chave para o estudo de viabilidade do projeto como logística, linhas de transmissão e licenciamento do empreendimento.

“O estudo de viabilidade [FS, em inglês] está em um estágio avançado com várias partes com mais de 50% de avanço. A estratégia da companhia é se posicionar como um dos produtores mundiais de menor custo. O projeto Araguaia está sendo planejado para produzir 14.500 toneladas por ano de níquel usando a tecnologia comprovada de forno calcinador rotativo elétrico (RKEF)”, diz a mineradora em nota divulgada nesta terça – feira (21).

Segundo divulgado pela empresa os contratos foram firmados com a Steinweg Handelsveem da América Latina, para materiais de transporte e logística; SM&A Electrics, para infraestrutura e linhas de transmissão de energia; e com a VCE Mine Consultancy, para licenciamento em mineração.

A Steinweg é uma companhia especializada em movimentação de contêineres e operações com materiais não ferrosos a granel, commodities e carga geral, com escritórios e operações em mais de 70 localidades. A empresa foi fundada em Roterdã, na Holanda, em 1847 e está no Brasil desde os anos 1980. A Steinweg tem experiência na região onde fica o projeto Araguaia e, atualmente presta serviços de logística para várias minas em operação na região de Carajás.

A SM&A acumulou muita experiência com a entrega de soluções em engenharia elétrica no Brasil desde sua fundação em 2000, diz a Horizonte. “Ela tem um time de gerentes experientes e uma ampla gama de atividades em engenharia elétrica, atuando em vários segmentos industriais, tais como siderurgia, mineração, cimento e projetos de infraestrutura, bem como sistemas de transmissão de até 345 kV. A empresa realiza trabalhos nas seguintes áreas: projeto conceitual, básico e detalhado, comissionamento e operação”, diz a mineradora em nota.

A VCE é uma consultoria com sede em Belo Horizonte (MG) especializada em engenharia de minas e licenciamento. A empresa está capacitada a fazer planejamento estratégico, processo de otimização e relatórios legais técnicos para o licenciamento de operações minerárias. Segundo a Horizonte, a VCE trabalhou em diversos projetos de grande porte na mesma região em que fica o projeto Araguaia.

Reportagem/Portal Canaã

 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *