Emílio Dami

Hoje vamos retomar nosso diagnostico da cidade, a priori vamos relembrar os itens principais e iniciais de um planejamento eficaz:

1 – A força da cidade, ou a sua vocação, suas competências principais, aquelas que podem serem juntas, uma grande vantagem competitiva na região;

2 – A Oportunidade que se tem disponível mesmo que latente;

3 – A Fraqueza da cidade, ou seja, seus pontos fracos e suas incapacidades; e por fim

4 – os Riscos e as ameaças para a cidade.

Então vamos observar nesse artigo de hoje as oportunidades que estão por vir em nossa cidade, dentre outras temos duas principais quais sejam o DISTRITO INDUSTRIAL e o POLO UNIVERSITÁRIO. É claro que são apenas estudos e promessas por enquanto, mas dentro do nosso planejamento, sempre temos que estudar as oportunidades.

Pois bem, considerando ainda os pequenos empresários, acredito que seja a hora de falarmos da incubadora de empresas, o que é uma incubadora de empresas?

É como se fosse uma incubadora dessa de maternidade onde se coloca os bebês recém nascidos com pequena capacidade de desenvolver e que portanto precisa de cuidados imediatos. Uma incubadora de empresas se encaixa perfeitamente neste exemplo.

Os pequenos empreendedores ou jovens com grandes ideias mas sem condições de ir para o mercado imediatamente precisam de uma incubadora de empresas. Para cuidar deles em um ambiente adequado.

Conforme definição do SEBRAE:

As incubadoras de empresas são instituições que auxiliam micro e pequenas empresas nascentes ou que estejam em operação, que tenham como principal característica a oferta de produtos e serviços no mercado com significativo grau de inovação. Elas oferecem suporte técnico, gerencial e formação complementar ao empreendedor e facilitam o processo de inovação e acesso a novas tecnologias nos pequenos negócios.

Regiões como o Vale do Silício foram formadas com jovens com grandes ideias e compartilhando puderam desenvolver até o ponto de suas ideias tornarem produtos fortes com competência para assumir o mercado e até mesmo criar mercados.

O empreendedor que tem uma boa ideia e que busca uma incubadora, além de receber suporte gerencial, administrativo e mercadológico, recebe também apoio técnico para o desenvolvimento de sua ideia até a maturidade sendo acompanhado por consultores especialistas durante a fase mais essencial que é a fase inicial.

A incubadora oferece espaço físico especialmente construído e pronto para alojar temporariamente as empresas incubadas e fornece serviços como secretaria, telefone, computadores, internet, consultoria de marketing, e um arcabouço de treinamentos para tornar o empreendedor um administrador completo do seu negócio, enquanto ele economiza nos custos. Serviços que são inacessíveis ao micro empreendedor.

Além disso proporciona de forma compartilhada laboratórios, salas de reuniões, auditórios, área para demonstração dos produtos, bibliotecas e uma série de outros benefícios que podem ser conseguido através das instituições de ensino e pesquisa, órgãos governamentais e empresas da iniciativa privada.

No ambiente em que você tenha um distrito industrial e um polo universitário é mais que urgente que se planeje criar uma incubadoras de empresas e tornar a cidade um polo tecnológico de Canaã para o MUNDO.

Retomamos em breve…

Deixe seu comentário e compartilhe!


 

Para falar comigo, utilize os seguintes telefones:
– TIM 94-98176-8882 (WhatsApp)
– VIVO 94-99115-7509

Ou envie email para emiliodami@gmail.com