A grande falha na Justiça brasileira que anda precisando de um chá de lógica

Acompanhe na parte II.

ENEM- REDAÇÕ E LÓGICA
Toda a cultura e conhecimento humanos são sustentados por uma coluna principal, por um fio mestre, que chamamos de LÓGICA. A Matemática é Lógica, a Gramática é Lógica, e até mesmo a Música segue a Lógica, quando se sustenta sobre escalas e ritmos sempre iguais. Mesmo nos momentos em que a Arte pretendeu rebater a Lógica vigente, ela não escapa ao sistema.

ARISTÓTELES SEMPRE
Aristóteles é o nome. “O micro é igual ao macro”, todo o universo funciona sob um sistema único. Assim como os programas de computador, etc, etc, etc. E quando a lógica se quebra, dizemos; “isto é um absurdo!” E costumamos ouvir também que o humor quebra a lógica, o que não é exato por que o humor relativiza nossa visão dos fatos, não os próprios fatos.

RELATIVIZAÇÃO
E quando o humor relativiza nossa visão e nos faz com isto rir, achar graça, o humorista quer nos chocar, trazendo-nos assim à lógica, a inteligir os fatos, popularmente nos fazendo ver que somos “burros”. Tudo isto dito para dizer que fora da Lógica não existe o universo, não há como entender-se o Universo, a Comunicação, a Ciência, o mundo.

O ESTRUTURALISMO
Quando surgiu na Europa o movimento Existencialista, – que pretendia de início ser uma reação à Metafísica, (a Filosofia no mais alto nível de abstração), – pouco depois surgiu também a corrente Estruturalista, que é o retorno ao rigor da Lógica e da coerência. Tudo o que há se sustenta, pois, em uma estrutura, em um sistema.

GRAMÁTICA É MATEMÁTICA
Na hora da redação o que o aluno precisa se lembrar, antes de tudo, é que sua redação, aquilo que ele vai dizer, precisa seguir uma lógica. E lembrar-se que Gramática também é Lógica, e as concordâncias por exemplo seguem pelo mesmo caminho. Forçosamente. “João e Maria” são dois. É plural. Então o verbo na oração que os tem como sujeitos tem que ir para o plural.

A FALHA NA EDUCAÇÃO
Mais duas coisas que julgo importantes: enquanto o ensino fundamental ou médio não tiver esta matéria no curriculum – a Lógica -, nossa Educação será sempre falha. Enquanto se debate sobre incluir Religião, Sociologia, etc, na grade de matérias deveríamos estar nos preocupando é com o que é a base, o fundamento de todo o conhecimento.

A GRANDE FALHA NA JUSTIÇA
E falando nisto a Justiça brasileira anda muito precisada de um chá de Lógica. É cada incoerência que assusta a. O último exemplo são as medidas cautelares contra parlamentares. Se o senador não pode sofrê-las também não podem os deputados federais, estaduais e vereadores, que também são parlamentares. Questão de coerência, de analogia.

TODOS SÃO PARLAMENTARES
A diferença de senador para deputados e vereadores é mera questão de escala, de tamanho de circunscrição. Por isto foi que quando o STF decidiu a favor do senador Aécio Neves (que as medidas cautelares contra ele deveriam ser aprovadas ou não pelos senadores), no mesmo dia publiquei matéria com o título: “VEREADORES NÃO PODEM SER PRESOS”.

RETIDÃO
O STF, se quiser ser o último bastião da democracia, a régua que traça o caminho reto para todos os brasileiros em qualquer tempo e local que seja, não pode ir ao sabor da onda, da maré, do comprometimento, do interesse pessoal, como vem acontecendo com frequência. A Lógica é o que há de mais fundamental para nossa sobrevivência.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *