As três estudantes, vencedoras do concurso de redação, idealizado pela Vale e Instituto Tecnológico Vale (ITV), em parceria com as Secretarias de Educação de Parauapebas, Marabá e Canãa dos Carajás, na semana passada, usufruíram o prêmio: uma visita a Belém, acompanhada por um responsável, para conhecer as instalações do ITV, na capital paraense.

As alunas, Ana Clara Vieira Silva ( Parauapebas); Ayesea Gomes de Sousa ( Marabá) e Joyce Catarina Barros da Cunha ( Canaã) descreveram sobre o tema a “Mineração em nosso dia a dia”.  A iniciativa integra o projeto Vale Conhecer, iniciado este ano, cujo objetivo é de ampliar o conhecimento dos estudantes sobre a mineração e sobre as pesquisas na área de sustentabilidade desenvolvidas no ITV.

Participaram do concurso, alunos do 8º e 9º ano de escolas dos três municípios que participaram da ação. Os textos foram avaliados por uma comissão formada por membros das Secretaria Municipais de Educação e além de convidados.

Sobre o Instituto Tecnológico Vale

Em 2009, a Vale criou o Instituto Tecnológico Vale, com o objetivo de buscar soluções inovadoras de médio e longo prazo, que possam melhorar o desempenho operacional da empresa em todas suas etapas, desde a mina até a entrega final do produto ao cliente. A intenção também é ajudar a gerar mudanças fundamentais nas estruturas de negócios da Vale, com respeito ao meio ambiente e às comunidades. Atualmente, o ITV mantém duas unidades: uma em Belém (PA), especializada em questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável; e outra em Ouro Preto (MG), voltada a temas ligados à mineração.