A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou o Edital do 1º Processo Seletivo Especial de 2017 (PSE 2017-1) nesta segunda-feira, dia 10 de julho, no site do Centro de Processos Seletivos (CEPS) da instituição, pelo endereço www.ceps.ufpa.br. O Edital oferta vagas em cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância.

No município de Canaã dos Carajás está sendo ofertada uma turma, de 50 vagas, no curso de Administração Pública. As inscrições vão do dia 12 de julho de 2017 (a partir das 14h) até o dia 28 de julho de 2017 (até às 17h), horário de Belém, e são realizadas exclusivamente por meio do site do CEPS. O valor da inscrição é de R$ 80,00 e deve ser pago até o dia 31 de julho de 2017, via boleto bancário.

No total são 800 vagas em turmas novas dos cursos de Administração Pública, Licenciatura em Física e Licenciatura em Química, distribuídas entre os polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de 14 municípios paraenses: Barcarena, Bujaru, Canaã dos Carajás, Conceição do Araguaia, Dom Eliseu, Igarapé-Miri, Jacundá, Juruti, Marabá, Paragominas, Redenção, Salinópolis, São Sebastião da Boa Vista e Tucumã.

O Processo Seletivo ocorrerá em uma única etapa. Consistirá de uma redação e uma prova objetiva de 40 questões de múltipla escolha, sendo cinco questões de cada uma das disciplinas: Língua Portuguesa/Leitura, Literatura, História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia. Os conteúdos programáticos são equivalentes aos da Matriz de Referência do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2017. A prova será aplicada no dia 20 de agosto de 2017, no horário de 14h às 18h (horário de Belém), nos polos UAB da UFPA nos quais os cursos serão ofertados.

Apesar do curso ser realizado a distância, o candidato deverá ter disponibilidade para atividades curriculares presenciais aos sábados. Os procedimentos de avaliação também serão presenciais. A previsão de início das aulas é setembro de 2017.

Os cursos são uma oportunidade de formação acadêmica em nível de graduação nos municípios em que estão localizados os polos e também para os municípios próximos, ação que faz parte da expansão do ensino superior no estado para o interior do estado.

Para acessar todas as informações necessárias, realize a leitura completa do Edital do Processo Seletivo Especial 2017 no site do CEPS.

Universidade Aberta do Brasil (UAB)

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi criada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2005 com o intuito de expandir a oferta de cursos superiores em instituições públicas, seja de graduação ou pós-graduação, principalmente para os municípios do interior. A implantação do Sistema UAB possibilitou o financiamento continuado dos cursos a distância na UFPA, instituição que oferta atualmente seis cursos de graduação, três de especialização e cursos livres em 52 polos distribuídos entre os municípios paraenses. Somente na graduação a distância, são aproximadamente 1.500 alunos matriculados (ano-base: 2015).