Temer assina decreto de criação do Parque Nacional Campos Ferruginosos em Parauapebas e Canaã

No Dia Mundial do Meio Ambiente, o presidente Michel Temer assinou decretos que ampliam três unidades de conservação:  o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás; a Estação Ecológica do Taim, no Rio Grande do Sul; e a Reserva Biológica União, no Rio de Janeiro. Outro decreto cria o Parque Nacional dos Campos Ferruginosos com área de 79.020 hectares e vai abranger os municípios de Parauapebas (17,1%) e Canaã dos Carajás (82,9%).

A região de Carajás tem uma das maiores reservas minerais do planeta e é coberta por florestas e savanas que, segundo o MMA, representam um “tipo raro de ecossistema, associado aos afloramentos rochosos ricos em ferro”. A implantação e a proteção desse parque terá apoio da mineradora Vale, que atua fortemente na região.

Durante evento na manhã desta segunda-feira (5) no Palácio do Planalto, o presidente Michel Temer também assinou decreto que torna o Acordo de Paris sobre Mudança do Clima parte da legislação brasileira e lançou o Programa Plantadores de Rios, para proteger e recuperar nascentes e Áreas de Preservação Permanente (APP) de cursos d’água.

Segundo o presidente, as medidas mostram a responsabilidade ambiental do governo. “Trilhamos o caminho da sustentabilidade. Esse é nosso dever com todos os brasileiros. Esse também é o nosso compromisso com gerações presentes e futuras”, afirmou.

As unidades ampliadas são o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Goiás), Estação Ecológica do Taim (Rio Grande do Sul) e a Reserva Biológica União (Rio de Janeiro). Patrimônio Mundial, o Parque da Chapada dos Veadeiros passará de 65 mil para 240 mil hectares, o que contribuirá para a preservação do Cerrado e ampliação das atividades econômicas da região, como o ecoturismo.

Trilhamos o caminho da sustentabilidade”, diz Temer ao assinar decretos que ampliam Parques Nacionais

Na Estação Ecológica do Taim, serão mais 22 mil hectares, passando dos atuais 10,7 mil para 32,7 mil. Já a Reserva Biológica União, que até então tinha 2,5 mil hectares, terá 8,6 mil hectares.

O presidente Temer destacou que as medidas vão ajudar a preservar o meio ambiente e afirmou que “não há mais espaço para crescimento sem sustentabilidade. O nosso compromisso tem sido colocar o País nos trilhos, no crescimento com respeito ao meio ambiente”.

Redação do Portal Canaã

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário