Projeto S11D conta com tecnologia de contenção de talude

A proteção contra a queda de rochas e a mitigação de queda de rochas são elementos-chave na segurança e segurança das minas, pessoas e infraestrutura. Mesmo as pequenas quedas de rochas, ou os fluxos de detritos podem bloquear a infraestrutura e podem ter efeitos econômicos de longo alcance além da interrupção imediata.

A solução de Maccaferri para proteger a infraestrutura ferroviária Complexo S11D Eliezer Batista contra a queda de rochas incluiu:

• Mais de 20.000 metros quadrados de SteelGrid®, que foram utilizados para contenção e proteção de declives em diferentes pontos da nova extensão ferroviária;

• 1.413 unidades de Terramesh®, que foram utilizadas para o reforço de taludes ao longo das pistas, e provou ser a solução mais viável técnica e economicamente.

Localizado em Canaã dos Carajás, o complexo S11D Eliezer Batista possui uma capacidade de produção de minério de ferro de 90 MTPA (Milhões de toneladas por ano). O projeto está na vanguarda em várias tecnologias, e inclui um sistema sem caminhões, que substitui os caminhões off-road tradicionais por correias transportadoras e reduz o consumo de diesel em cerca de 70%; ele também usa uma técnica chamada umidade natural ou processamento a seco, que reduz o consumo de água e não requer o uso de barragens de rejeitos, reduzindo assim o impacto ambiental.

Inaugurado em dezembro de 2016, o Complexo Eliezer Batista S11D é o maior projeto de mineração da história da Vale e da indústria de mineração. Com esta solução, Maccaferri adiciona ao seu portfólio outro projeto digno de reconhecimento internacional.

As ferrovias são estratégicas para o transporte de minerais dentro de um local de mineração. No caso do Complexo S11D, o minério de ferro é transportado pela Estrada de Ferro Carajás (EFC), por meio de uma nova extensão ferroviária de 101 km de extensão. Os produtos Terramesh® e SteelGrid® da Maccaferri foram utilizados no maior projeto de mineração da história do setor, em uma aplicação de mitigação de risco de queda de pedras para proteger a infraestrutura ferroviária da mina. Com informações da Maccaferri.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *