A prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria de Habitação, entrega nesta quinta-feira (30), mais 23 casas populares, construídas com recursos próprios, para moradores do município, por meio do Programa Moradia Digna. A solenidade será realizada a partir das 19h, no Bairro Ouro Preto, próximo à Escola Municipal Carmelo Mendes.

O Programa – primeiro municipal com foco em habitação da história de Canaã dos Carajás – foi criado pela Lei 691/2015, e visa atuação para diminuição do déficit habitacional, ou melhoria das condições de moradia, em três frentes: construção de unidades habitacionais, reforma e melhoria e adaptação (para o caso de beneficiários portadores de deficiência ou mobilidade reduzida).

A linha utilizada para as moradias que serão entregues nesta quinta-feira é a de construção, denominada “Habitar Bem”. Nas 23 casas foram investidos cerca de R$ 1,172 milhão, recurso oriundo do orçamento municipal.

A seleção das famílias beneficiadas foi feita usando como requisito o cadastro atualizado na Secretaria Municipal de Habitação. Os demais critérios de prioridade foram definidos pelo Decreto 841/2016. Os beneficiados residem em Canaã dos Carajás há pelo menos dois anos, não foram beneficiados por outro programa habitacional e possuem renda familiar inferior a três salários mínimos.

“Estamos trabalhando desde 2013 para que esse sonho, esse projeto se concretizasse”, disse a secretária municipal de Habitação, Érika Sobral, no início do mês, quando o programa foi apresentado à sociedade, lembrando que a implantação do “Moradia Digna” já estava prevista no Plano Plurianual (PPA).