Morre um dos pioneiros de Canaã dos Carajás

Alfredo José da Silva, faleceu na madrugada deste domingo (19). Alfredo abriu a primeira farmácia no município de Canaã dos Carajás.

Alfredo José da Silva, mais conhecido como Alfredo da Farmácia,  faleceu na madrugada deste domingo (19). Ele chegou numa segunda-feira, 7h da manhã, em setembro de 1984, trazendo a mudança em um caminhão baú, junto com a mulher e as três filhas.

Nem bem começou a trabalhar em Canaã dos Carajás e já começou a atender uma grande demanda, tendo muitas vezes que percorrer as estradas da zona rural, à pé, de bicicleta e, quando dava, de motocicleta, socorrendo em sua maioria crianças e idosos que não tinham como se deslocar até a farmácia dele. Ele também fez muitos partos, sendo o que mais traz recordação o de uma mulher que estava com um bebê há três dias morto na barriga.

Outra lembrança marcante foi quando ajudou a filha de um amigo, que caiu de um cavalo e teve uma fratura no crânio. Ele tomou as primeiras providências necessárias e ajudou a levá-la para o hospital de Parauapebas.

Seu Alfredo sempre mencionava com orgulho que nunca perdeu uma vida porque tinha humildade o bastante para dizer que não dava conta quando o caso não era do seu conhecimento. O auxiliar de enfermagem até conseguiu tirar um feijão de dentro do ouvido de uma criança, depois que ela retornou do hospital de Parauapebas sem ter sido resolvido o problema.

São fatos que lhe marcaram bastante quando do início deste município, porém, o mais emocionante foi a festa de formatura recente de uma das filhas dele, Eliete Maria da Silva, que se formou em pedagogia. Quando a família mudou para o Cedere 2 ela estava com 9 anos.

Redação/ Agência Araguaia com a colaboração de Domingos Cardoso.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

One thought on “Morre um dos pioneiros de Canaã dos Carajás

  1. Eu me lembro quando eu tinha ums 9 anos ele cuidou de minha e de dois irmãos meus com malária hoje estou com 33 talvez se não fosse ele eu não estaria escrevendo hoje que Deus com forte a familia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *