Um decreto publicado na edição desta terça-feira (06), no Diário Oficial, confirma a preocupação do Executivo com o rumo das finanças no município de Canaã dos Carajás. A medida estabelece medidas de contenção de gastos com pessoal e outras despesas correntes, no âmbito da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo.
Por meio do decreto, o prefeito Jeová Andrade (PMDB), suspendeu, a participação de servidores em cursos, congressos, seminários e outros eventos congêneres dentro e fora do Estado, inclusive no exterior, as ligações de telefone fixo para telefone móvel, ligações interurbanas, com exceção das ligações realizadas pelos Gabinetes dos titulares dos órgãos e entidades e Secretários Adjuntos.
Ainda no decreto também consta a redução de 20% em relação à média mensal praticada nos últimos 3 (três) anos, os gastos com: a locação de veículos, a impressão, suprimentos de informática e material de expediente, a concessão de diárias, a aquisição de passagens aéreas e telefonia fixa.
Entre as medidas propostas que merecem destaque e que repercutiram foi que os órgãos e entidades deverão no prazo de 10 dias, a partir da vigência do Decreto, encaminhar à Secretaria de Municipal de Administração a relação nominal, contendo identificação da função, que deverá ser excluída da folha de pagamento.
O decreto estabelece que os órgãos e entidades deverão adequar suas Unidades Administrativas e Controles Internos para o assessoramento tempestivo quanto ao levantamento, acompanhamento, atendimento e demonstração dos resultados no âmbito de suas áreas, através de relatório a ser apresentado até 15 de dezembro de 2016 e, posteriormente, a cada trimestre, o qual deverá ser encaminhado à Secretaria Municipal de Administração.
Redação do Portal Canaã