Microdutos: inovação e produtividade para o Projeto S11D

Segurança, rapidez, baixo custo de manutenção e facilidade de ampliação são alguns dos benefícios da nova tecnologia para instalação de fibra ótica adotada pelo S11D, em Canaã dos Carajás. As fibras, que atenderão aos sistemas de automação, telefonia e internet da nova mina, estão sendo instaladas por meio de microdutos: um cabo rígido formado por pequenos dutos agrupados, por onde passam as microfibras óticas. A rede pode ser tanto aérea quanto subterrânea. É a primeira vez que a Vale usa esta tecnologia para instalação de fibras óticas.

Menos tempo x mais segurança

Pelo método convencional, para ser distribuído 1 Km de fibra, é necessário o trabalho de 10 profissionais portando um rolo com as fibras, pesando aproximadamente 120 Kg. A tarefa manual leva sete dias para ser completada. Já com os microdutos, dois profissionais e um compressor de ar são suficientes para finalizar a atividade em meio período. Outro detalhe é que o rolo ficará fixo no local de lançamento, garantindo mais segurança no processo.

Facilidade na manutenção

Os reparos na rede também serão realizados de forma mais simples e de baixo custo. Segundo Marcos Almeida, engenheiro eletricista, com os microdutos, não será necessário realizar emendas nas fibras no meio do percurso, como no modelo convencional: “Caso ocorra um rompimento na rede, apenas o microduto será emendado e a fibra será trocada por completo, preservando a qualidade do sinal”, ressalta o engenheiro.

Facilidade na ampliação

A nova técnica também proporciona baixo custo em futuras ampliações. Segundo o Inspetor de Instrumentação da EPC, Marcelo Cabral, em caso de ampliação da rede, será necessária apenas a realização do lançamento da microfibra. “A tecnologia nos permite instalar microdutos com capacidade de vias superior ao número que iremos precisar inicialmente. Não será necessário refazer o sistema, apenas lançar as novas fibras nos canais disponíveis”, afirma o Inspetor.

Conheça as vantagens da instalação dos microdutos

  • Mais segurança;
  • Baixo custo de manutenção;
  • Rápida instalação e lançamento de fibras óticas;
  • Método discreto e limpo de instalação;
  • Maior flexibilidade dos cabos em relação ao método convencional

 

Portal Canaã com informações da Vale

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário