A última sessão realizada pela Câmara Municipal de Canaã dos Carajás, nesta quarta-feira, 08 de novembro, se resumiu em uma sessão solene para reconhecer cidadãos exemplares que muito contribuíram para o município a fins de lhes conceder o título de Cidadão Canaense.

Um dos nomes que chamaram a atenção entre os homenageados foi do ex-prefeito do município de Parauapebas, o popular Chico das Cortinas, que foi prefeito no período de 1993 a 1996, onde, neste intervalo, aconteceu a luta pela emancipação do município de Canaã dos Carajás, que pertencia a Parauapebas, a emancipação aconteceu em 5 de Outubro de 1994. Francisco Alves de Souza, ainda reside em Parauapebas.

Chico das Cortinas foi homenageado pelo vereador Dionizio Coutinho (PSC) com o título de Cidadão Canaense pelos serviços prestados ao município. Chico das Cortinas, agradeceu a honraria, contou sobre as dificuldades enfrentadas naquela época, reafirmou que “todo o esforço valeu a pena, pois a tão sonhada emancipação é realidade” e pediu um minuto de silêncio em memória de todos que fizeram parte de todo o processo.

Em consulta ao colunista do Portal Canaã, Chico Brito, que foi o primeiro administrador do município de Parauapebas entre 1985,  até onde findou o movimento pela emancipação, em 1985,  emancipando-se em 1988,  observou que: “Em Parauapebas, nenhum ex-prefeito ou deputado recebeu qualquer homenagem especial até hoje“.

Chico Brito, já recebeu por duas vezes, homenagem pública em Parauapebas, até mesmo o título de Comendador, pelo ex-prefeito do município, em 2013, pela participação ativa e relevante na história do município.

Veja abaixo os demais homenageados na sessão solene, por cada vereador:

Baiano do Hospital (PHS) homenageou Narciso da Costa,

Anderson Mendes (PTB) homenageou  Ozimar Lira Feitosa,

Dionizio Coutinho (PCS) homenageou Francisco Alves de Souza,

Elio do Lider (PMDB) homenageou José  Salvo Marques,

Gesiel Ribeiro (PHS) homenageou Dilson Torres Soares de Sousa,

Rael da Marcenaria (PHS) homenageou Manoel Matias da Silva,

João Batista (PT) homenageou Zito Augusto Correia,

Maria Pereira (PDT) homenageou José Paulo do Nascimento Souza,

Vânia Mascarenhas (PDT) homenageou Lourivan Pereira dos Santos,

Walter  Diniz (PMDB) homenageou Antônio Pedro da Silva,

Wilson Leite (PDT) homenageou João de Carvalho,

João Nunes (PMDB) homenageou Alzira Pereira de Souza Amarante,

Junior Garra (PR) homenageou Valdecir Fabro.

Redação/Portal Canaã