A Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Canaã dos Carajás (Aciacca) promoveu ontem, 9/5, reunião entre a Vale e empresários associados. Durante o encontro, a Vale apresentou o seu processo de compras de materiais, contratação de serviços e certificação de potenciais fornecedores.
Segundo o presidente da Aciacca, Anderson Mendes , o objetivo é cada vez mais aproximar os associados dos empreendimentos locais. “Nosso objetivo é aproximar os nossos associados, levar conhecimento, para que eles possam se tonar não apenas fornecedores da empresa, mas das prestadoras de serviços e dos clientes locais”, declara Anderson.
Durante o encontro, os empresários puderam tirar dúvidas sobre o sistema de compras da Vale. Para o fornecedor local, Altamir Ramos, o evento foi esclarecedor. “Achei o evento ótimo, esclareceu muita coisa com relação à forma de prestação de serviço, como podemos proceder. Esse incentivo da Associação Comercial, que nos representa, é muito importante”.
O executivo Marcel Souza, gestor da REDES, uma iniciativa do Sistema FIEPA com objetivo de potencializar o crescimento dos fornecedores paraenses e incentivar as compras locais, esteve presente ao evento. Ele falou sobre a importância do empresário local estar preparado e não pensar em vender somente para Canaã e para apenas um grande cliente. “A principal dica é estar preparado, para acessar o mercado, estudar o mercado e não visar um único cliente, mas sim diversificar o seu negocio”.
Para o representante da área de Suprimentos da Vale, Bruno Victorasso três dicas são fundamentais. “A primeira dica é estreitar o relacionamento com a Associação Comercial, canal formal para o melhor conhecimento do fornecedor. A segunda, é que a empresa esteja com seus documentos legalizados, isso é fundamental. A terceira dica é não se limitar somente à Vale, mas sim, estender às empresas terceirizadas e a outros potencias clientes”, conclui Bruno.