Empresa seleciona currículos sem passar pelo SINE e gera tumulto em Canaã dos Carajás

A empresa FLAPA instalada no município de Canaã dos Carajás desde o ano de 2011 segundo informou Onilde pessoa responsável pela empresa, está dando o que falar. Centenas de desempregados estavam entregando currículo no escritório da empresa desde a manhã de ontem na esperança de serem contratadas para preencher as 170 vagas anunciadas que a empresa estaria disponibilizando.

O presidente da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás Jean Carlos Ribeiro obteve informação de que a referida empresa estava contratando toda mão de obra de Parauapebas e selecionando currículo de Canaã dos Carajás somente para uma possível fila de espera, deixando de cumprir com o acordo pré-estabelecido entre Município e VALE de que as empresas terceirizadas pela mineradora priorizaria mão de obra local, pois agindo dessa forma garantia empregabilidade para os munícipes e diminuiria o impacto social.

Jean Carlos juntamente com o secretário de desenvolvimento social Léo Ferreira compareceram ao escritório da empresa na manhã de sábado (14), e depois de ouvir dezenas de trabalhadores que se encontravam no local, reuniu se com os responsáveis pela FLAPA que garantiu que apesar de não saber do acordo está priorizando mão de obra local e que algumas das vagas ofertadas foram destinadas para Parauapebas, mas que a maioria é para Canaã, disse ainda que nesse primeiro momento só está sendo disponibilizada pouco mais de 26 vagas, mas que a seleção de currículos será feita através do SINE a partir de segunda feira. O vereador presidente pediu à empresa que em forma de transparência apresentasse os currículos selecionados no SINE para que houvesse o confronto de informações de maneira que garantisse que tais trabalhadores estavam cadastrados no órgão e realmente residem no município de Canaã dos Carajás.

Após se reunirem internamente na presença da imprensa e de alguns trabalhadores, representantes do poder publico e da empresa chamaram os trabalhadores que ali estavam e falaram sobre o acordo. “É bom ressaltar que nós viemos aqui fazer o nosso papel de vereador, pois fomos eleitos pra defender os interesses no povo de Canaã, e vamos nos reunir segunda feira com representantes da Vale mais uma vez pra cobrar mais empenho para que os pais de família do município possam garantir seu sustento”. Bradou Jean Carlos.

Jean Carlos juntamente com o secretário de desenvolvimento social Léo Ferreira no escritório da empresa FLAPA
Jean Carlos juntamente com o Secretário de Desenvolvimento Social Léo Ferreira no escritório da empresa FLAPA

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

4 thoughts on “Empresa seleciona currículos sem passar pelo SINE e gera tumulto em Canaã dos Carajás

  1. Geann soares,mesmo não estando mas a frente da diretoria do Sine, continua lutando pelos direitos trabalhista da população de Canaã.
    Parabéns pelo seu excelentes trabalho, que Deus continui iluminado seus passos.

Deixe um comentário