De acampamento agrícola, no início da década de 80, para um dos municípios que mais crescem no Pará

Canaã dos Carajás tem hoje um dos maiores PIB per capita do Estado do Pará, de acordo com estudo do IBGE referente a 2013.

A história de Canaã dos Carajás tem como marca o dinamismo. Fundado em 05 de outubro de 1994, o município desmembrou-se de Parauapebas por meio da Lei Estadual nº 5860. Seu nome tem origem bíblica e significa “Terra Prometida”.

O primeiro censo oficial, realizado em 2000, apontou que Canaã dos Carajás possuía uma população de 10.922 habitantes. Em quinze anos, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geográfico e Estatística (IBGE), o município passou a ser lar de mais de 33 mil pessoas, um acréscimo superior a 200% no número de moradores entre os anos de 2000 e 2015. Esse salto populacional é justificado, primordialmente, pelo desenvolvimento econômico vivenciado nas últimas décadas.

Com um Produto Interno Bruto de R$ 3. 694,956 mil (IBGE) no ano de 2013, o quinto maior do Pará, Canaã dos Carajás ganhou projeção nacional como um dos municípios com maior crescimento econômico do Brasil. Seu PIB per capita, ou seja, a divisão de todos os bens e serviços produzidos pela sua população alcançou o topo do ranking do Estado.

A edição 2015 do Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal colocou Canaã dos Carajás na dianteira estadual no que se refere ao desenvolvimento socioeconômico. Criado em 2008, o estudo acompanha anualmente as estatísticas municipais em três áreas de atuação: Emprego e Renda, Educação e Saúde.

Para que o crescimento seja sustentável é necessário que desenvolvimento econômico e preservação ambiental caminhem juntos. Nesse sentido, Canaã dos Carajás aderiu ao Programa Municípios Verdes do Governo do Pará, desenvolvido em parceria com as prefeituras, sociedade civil e iniciativa privada. O objetivo é combater o desmatamento e fortalecer a produção rural por meio de ações estratégicas de ordenamento ambiental e fundiário. Para ser considerado Município Verde, vários critérios devem ser atendidos, como por exemplo: criação de grupo de trabalho de combate ao desmatamento ilegal, manter taxa anual de desmatamento abaixo de 40 km² e possuir mais de 80% da área municipal cadastrada no Cadastro Ambiental Rural (CAR). No dia 05 de outubro de 2015, Canaã dos Carajás recebeu a certificação e passou a integrar o grupo de municípios prioritários para atração de novos investimentos. Com informações do relatório 2016 de Canaã.

 

 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *