Cresce número de caso confirmados de chikungunya em Canaã dos Carajás

A cidade de Canaã dos Carajás contabiliza várias áreas propícias para a reprodução do mosquito aedes aegypt, transmissor de doenças como a dengue e a chikungunya. O município registrou nos últimos 26 dias deste ano nove casos de chikungunya.

Existe uma preocupação da sociedade de Canaã dos Carajás, em meio ao surto de chikungunya, e as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypt. Informações divulgadas pela Secretária de Saúde de Canaã, indica que nos 26 primeiros dias de janeiro foram registrados nove casos de dengue e onze de zika.

Segundo a Secretaria de Saúde de Canaã é possível haver uma subnotificação, tendo em vista que nem todas as pessoas com quadro clínico procuram as unidades de saúde, além do que, devido ao grande fluxo nas unidades, alguns casos suspeitos podem não ser notificados.

A Secretaria de Saúde reforçou ainda que está procurando estratégias para solucionar essa questão, pois entende que é fundamental ter um quadro completo da situação epidemiológica atual.

O vírus da febre chikungunya é transmitido pelo mesmo vetor da dengue e da zika, o Aedes aegypti, e provoca febre e dores musculares. A chikungunya caracteriza-se principalmente pelas intensas dores nas articulações. Os sintomas duram entre 10 e 15 dias, mas as dores podem permanecer por meses, e até anos.

Diante deste quadro, especialistas orientam que a população colabore com as atividades em andamento, usem frequentemente repelentes durante o dia e prefiram roupas de manga longa e de cores claras. Também é recomendado evitar a aglomeração de pessoas em locais com indivíduos suspeitos de terem contraído o vírus.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário