A Casa da Cultura de Canaã traz programação para os diversos públicos neste mês de novembro. Exposição, rodas de conversa com pioneiros de Canaã, bate-papo literário com escritores, sarau e lançamento de livro e ainda oficina de caricatura com o artista plástico Rildo Brasil, conhecido no sul e sudeste paraense por retratar a região em nanquim e suas engraçadas caricaturas. Toda programação é gratuita.

A Casa traz ainda as atividades que já fazem parte da sua programação mensal, como o Cine Cultura, as escolas de formação de violão, canto coral, flauta, musicalização infantil e oficina de capoeira e opções divertidas e lúdicas para o desenvolvimento do público infantil: contação de história, mediação de leitura e o resgate de brincadeiras infantis. Confira a agenda:

Exposição “Canaã Tem”

Até 24/11/2016 – Exposição comemorativa em alusão aos 22 anos de Canaã dos Carajás, com a apresentação de um levantamento histórico/fotográfico, resgatando memórias e histórias, que possibilitam o maior conhecimento e a valorização da história da cidade.

Senta que lá vem História” – Uma roda de conversa com antigos moradores de Canaã dos Carajás, que irão contar suas histórias. O público-alvo são alunos das escolas públicas e privadas e a comunidade.

Dia 11/11 – 15h – Roda de conversa com Sr. Antonio Gomes da Silva

Dia 25/11-  9h – Roda de conversa com Sr. Cícero

Cine Cultura

Dia 11/11, este mês a apresentação do documentário da história de Canaã dos Carajás. Duas sessões: às 14h, infantil e às 17h, juvenil/adulto

Papo Literário

Poetas e escritores batem um papo com jovens, estudantes e pessoas da comunidade. O resultado é o incentivo à liberação da imaginação e da capacidade de escrever.

Dia 17/11/ – com o poeta repentista Sr. Cícero, às 10h e às 15h

Dia 22/11/ –  com a escritora e poeta, Edina Paula, às  10h e às 14h

Dia 25/11 – com o membro da Academia do Sul e Sudeste Paraense de Letras, Airton Souza, 15h

Sarau

Evento cultural, literário ou musical onde as pessoas se expressam artisticamente

Dia 25/11 – terá a condução do escritor Airton Souza, às 17h.

Em seguida, o escritor lança o seu livro “Aurorecer”, que traz uma abordagem do poeta entre mãe e pai, entre mulher e homem, ora usando seu conhecimento, ora a “fingir” ser poeta fingido. Horário: 18h30

Oficina de Caricatura

De 08 a 12/11, em três horários: 8h30 às 11h; 14h30h às 17h e das 18h às 20h30, com a presença de Rildo Brasil, ele que éconhecido no sul e sudeste paraense por retratar a região em nanquim e suas belas e engraçadas caricaturas

Programação Mensal

Oficina de Capoeira – aulas gratuitas com o grupo Abada Capoeira, ministradas pelo professor Wanderson Santos Niina.

Dias: quartas e sextas-feiras:  das  18h30 às 20h  e aos sábados 16h às 18h.

Todas as sextas-feiras:

Mediação de leitura,  às 10 e às 16h. Ato de ler para outras crianças e o apoio para aprender como interpretar um texto. A atividade será ministrada pela mediadora Abia Miranda dos Santos, estudante de Pedagogia, responsável pela biblioteca da Casa da Cultura.

Todas as quartas-feiras

Contação de histórias infantisàs 10h e às 16h. A atividade tem como objetivo de instigar a imaginação, a criatividade e a oralidade, incentivando o gosto pela leitura e também contribuir na formação da personalidade da criança envolvendo o social e o afetivo. As histórias escolhidas para este mês são: A casa sonolenta, Aventuras na Amazônia e A Arara Cantora.

Todo terceiro sábado do mês

Dia 19/11Resgate de brincadeiras – uma manhã em que as crianças podem se divertir com antigas brincadeiras de infância. A partir delas, a equipe da Casa da Cultura trabalha o desenvolvimento da coordenação motora, companheirismo, atenção entre outros. Horário: às 10h e às 16h.