Mensalmente a limpeza das ruas e avenidas de Canaã dos Carajás custa acima de R$ 1 milhão aos cofres da Prefeitura, ultrapassando mais de R$ 12 milhões ao ano quando calculamos os demais gastos, somente nos serviços de locação de maquinas, caminhões equipamentos para atender a coleta o atual Prefeito Jeová Andrade do (PMDB) gasta uma média de R$ 999.370,00 mensais. Municípios de até 50 mil habitantes podem adquirir veículos para auxílio no manejo de seus resíduos sólidos, em Canaã a população estimada em 2015 era de 32.366 habitantes, conforme dados do Instituído Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
Os recursos serão exclusivamente para a aquisição de veículos para a coleta e transporte de resíduos sólidos convencionais, de reciclagem ou de compostagem. As propostas apresentadas pelos Municípios devem ter valor mínimo de R$ 100.000,00 e máximo de R$ 300.000,00, conforme o artigo 2.º do Decreto 6.170/2007. Estes recursos estão sendo oferecidos até o dia 13 de junho, via recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) através da Portaria 395/2016, que aprova os critérios e os procedimentos básicos para aplicação de recursos orçamentários e financeiros do Programa de Resíduos Sólidos Urbanos,
Para ter acesso aos recursos, o Município deve ser inscrito no Sistema de Gerenciamento de Ações (Siga) da Funasa até dia 13 de junho. A inscrição é feita preenchendo o formulário disponível e enviando para o email csu@funasa.gov.br. Em seguida, uma senha de acesso e login ao sistema serão enviados ao responsável. O gestor deve então entrar no site do Sistema Siga e preencher os dados solicitados e enviar, ao final, a documentação que for requisitada pelo sistema para a solicitação do recurso.