Canaã ocupa a 140ª posição no ranking de Gestão Fiscal no Brasil

A cidade de Canaã mesmo sendo a terceira mais bem posicionada no Estado do Pará, atrás das prefeituras de Tucumã e Paragominas, a "Terra Prometida" não se encontra entre as 100 menos piores do Brasil.

Na contramão dos municípios com dificuldades financeiras, as prefeituras que conseguiram manter o alto padrão de administração das contas públicas em meio à crise dependem pouco do governo federal. Segundo estudo divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), na última quinta – feira (10),  a cidade de Canaã dos Carajás ocupa a 140ª posição no ranking de Gestão Fiscal no Brasil.

Diferente das prefeituras que conseguiram manter o alto padrão de administração das contas públicas em meio à crise com aumento em 200% no recebimento de royalties a cidade de Canaã dos Carajás não se encontra entre as 100 menos piores do Brasil. No ranking do estado do Pará a “Terra Prometida”, ocupa a terceira posição atrás das prefeituras de Tucumã e Paragominas.

De acordo com a Federação das Indústrias, um dos principais problemas dos municípios é o elevado comprometimento do orçamento com despesas obrigatórias, entre elas o pagamento do funcionalismo público. Em momentos de queda de receita, como o atual, essas obrigações dificultam a adequação das despesas à capacidade de arrecadação, deixando as contas extremamente expostas à conjuntura econômica. Com isso, os investimentos são muito afetados.

O Índice Firjan de Gestão Fiscal leva em conta cinco critérios: capacidade de arrecadar sem depender dos repasses dos estados e da União, gastos com pessoal em relação ao Orçamento, suficiência de caixa, capacidade de fazer investimentos e endividamento. O indicador varia de 0 a 1. São considerados em situação fiscal difícil os municípios com nota entre 0,4 e 0,6 e em situação crítica os com nota inferior a 0,4. Prefeituras com nota entre 0,6 e 0,8 têm a situação fiscal considerada boa. Notas acima de 0,8 recebem a classificação de excelente.

Reportagem/Portal Canaã

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

One thought on “Canaã ocupa a 140ª posição no ranking de Gestão Fiscal no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *