Após expansão econômica, Canaã tem desemprego e comércio em crise

Com fim de obras do Projeto S11D, cidade vive consequências da desaceleração. Reportagem esteve conversando com moradores que sofrem com a crise.

De principal polo de atração de emprego a cidade que mais cortou vagas. Em apenas 1 ano a realidade de Canaã dos Carajás, que dispõe do maior projeto de minério de ferro da história da mineradora Vale, que em 2015 apontava para expansão econômica e mudanças, agora é marcada pelo crescente pessimismo da população, afetada pelo baixo crescimento econômico do país.

Mesmo com o nono maior Produto Interno Bruto (PIB) do estado, 2,26% do PIB do Pará a cidade amarga altos índices de desemprego. No mês de novembro a cidade contratou apenas, 391 empregados e registrou alarmantes 1.056 desligamentos.

Em 2016, a cidade já perdeu 12.636 vagas. O fim das obras no Complexo S11D Eliezer Batista, comercio em crise e a falta de oportunidades de qualificação estão entre os fatores apontados para a desaceleração sentida na cidade. Vagas de emprego se desfizeram, sonhos estão sendo destruídos.

A falta de qualificação é um dos fatores que dificulta a absorção dos trabalhadores, tanto no comercio local, que deveria ser forte no município, quanto no maior empreendimento privado da década Complexo S11D Eliezer Batista, e se torna um ponto a mais de preocupação. Em conversa com alguns moradores de bairros distantes do centro da Terra Prometida, muitos afirmaram que existe uma dificuldade para conseguir chegar no centro da cidade, devido à falta de transporte coletivo de qualidade. O curioso é que Canaã não tem uma rodoviária. Em vez de um terminal, a população e os turistas têm apenas disponível um espaço improvisado para comprar a passagem e aguardar o coletivo.

O dinheiro não circula como deveria em Canaã dos Carajás, os empresários observam as vendas despencar e hoje o setor imobiliário está à espera de um novo sopro de benignidade. As pequenas e médias empresas perderam receitas, e os custos foram às alturas, muitos clientes costumam fazer compras em Parauapebas.

Este tem sido um ano de mudanças radicais em Canaã dos Carajás, mas o prefeito reeleito Jeová Andrade (PMDB),  investiu em asfalto, lombadas e prédios não conseguiu faculdades, pólo industrial, programas habitacionais, área de lazer e deixou de investir em eventos o que prejudicou as vendas dos empreendedores.  Neste sábado (31), terá réveillon na praça devido a liga carnavalesca. Muitas empresas tiveram que mudar de endereço, pois os aluguéis subiram bastante, outras, simplesmente fecharam as portas.

Redação do Portal Canaã

 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *