Obras do Porto deve gerar vagas de emprego em Belém

Na manhã desta segunda – feira 08, a redação do Portal Canaã recebeu o comunicado do Ministério da Integração Nacional sobre as obras do Porto, na capital Belém. Segundo o comunicado a expectativa é de que obras de revitalização comecem em fevereiro de 2018. Objetivo é estimular desenvolvimento e gerar oportunidade, emprego e renda para a região.

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, assinou no último dia 27 de dezembro, o contrato para a primeira etapa das obras de revitalização da área retroportuária de Belém, onde será implantado o Belém Porto Futuro. O projeto terá investimentos de R$ 31,5 milhões da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional (SDR-MI), já empenhados e garantidos no orçamento de 2018, e irá transformar a área portuária em um polo de desenvolvimento por meio da recuperação da infraestrutura, atração de investimentos e ampliação da oferta de serviços.

Inovação e prevenção

O objetivo é promover a integração do Porto com a cidade, como já foi feito, por exemplo, no Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, ou no Puerto Madero, em Buenos Aires (Argentina). A expectativa é de que as obras tenham início em fevereiro. De acordo com o ministro Helder Barbalho, a revitalização é fundamental para impulsionar o desenvolvimento econômico regional e a integração logística, gerando mais empregos e renda para a população. Além de ser um empreendimento com arquitetura moderna e inovadora, a obra prevê a implantação de uma bacia de escoamento das águas pluviais do rio, que alagam parte da cidade em época de chuvas fortes, servindo como prevenção a enchentes.

Região estratégica nacional

A Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) atua para promover a integração das economias regionais, garantindo a infraestrutura necessária para o tráfego de produtos, mercadorias e pessoas, além de valorizar espaços marginalizados. O Porto está localizado em uma região estratégica: na margem direita da baía de Guajará, em frente à Ilha das Onças, a cerca de 120 quilômetros do Oceano Atlântico. Dentre as cidades brasileiras, Belém está entre as 20 principais no que diz respeito a conexões empresariais com as três metrópoles nacionais (Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília) e é uma das 40 áreas de concentração populacional do país.

Belém Porto Futuro

O projeto visa promover a revitalização da área portuária não operacional do Porto de Belém. A primeira etapa contempla a elaboração dos projetos básico e executivo e a incorporação de serviços, como a construção de Parque Urbano, zonas de estacionamento e outras obras periféricas tais como a implantação de uma ponte para melhorar o tráfego local. O projeto também prevê  a revitalização da Praça General Magalhães e a construção da Praça Futuro como opções de lazer à população. A fase seguinte – segunda etapa – está em processo de elaboração de projeto.

Maquete do Projeto do Porto em Belém

 

Equipe de Redação do Portal Canaã 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News