A capital paraense completa 402 anos nesta sexta-feira (12) e para comemorar a data, a Prefeitura de Belém realiza uma programação durante todo o dia com o tradicional “parabéns” e bolo gigante para a população no Ver-o-Peso, um dos pontos turísticos da cidade.

A comemoração começa às 8h com missa na Catedral da Sé, no bairro da Cidade Velha. Em seguida, a comunidade evangélica da Assembleia de Deus dará um abraço de oração e gratidão por Belém, em frente ao Palácio Antônio Lemos. Na sequência, tem parabéns e corte do bolo às 9h30, no complexo do Ver-o-Peso.

Este ano o doce terá 20 metros de comprimento. Antes mesmo do bolo ficar pronto, dezenas de pessoas já aguardam na fila para comer ou levar um pedaço do bolo.

A programação segue com a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Terra Firme, às 10h30. No início da tarde haverá um culto evangélico na Catedral Quadrangular e às 18h30 o prefeito Zenaldo Coutinho participará da cerimônia de entrega de Medalhas do Mérito Francisco Caldeira de Castelo Branco no Hangar Centro de Convenções da Amazônia.

A partir das 21h haverá programação cultural com shows de escolas de samba e guitarradas no Portal da Amazônia.

Alterações no trânsito

A programação dos 402 anos do aniversário de Belém provoca mudanças no trânsito do entorno do complexo Ver-o-Peso. Não haverá fechamento de via, apenas o estreitamento de faixa do lado direito.

Para a celebração da missa em alusão ao aniversário de Belém, na Catedral Metropolitana, o trânsito no entrono da igreja está bloqueado. Desde as 6h, estão interditados os cruzamentos da avenida Portugal no trecho entre a avenida Castilhos França e rua João Diogo, rua Coronel Fontoura, rua do Aveiro, rua Tomásia Perdigão e rua Padre Champagnat. O acesso à Travessa Félix Roque pela Avenida Portugal também está bloqueado.

Devido às programações, as linhas Arsenal, Cremação II – Alcindo Cacela, Pedreira-Lomas (via BR-316), Telégrafo, Ceasa/Ver-o-Peso, UFPa/Ver-o-Peso e Marex/Arsenal, seguirão pela Avenida Marechal Hermes, avenida Boulevard Castilhos França, avenida Portugal e avenida 16 de Novembro, a destino.

A linha UFPa/Centro Histórico fará Rua dos Mundurucus, avenida Padre Eutíquio, rua João Diogo, avenida 16 de Novembro, avenida Almirante Tamandaré, travessa São Francisco, rua Arcipreste Manoel Teodoro, avenida 16 de Novembro, avenida Conselheiro Furtado e avenida Roberto Camelier, a destino.

As linhas Marex/Felipe Patroni, Castanheira/Ver-o-Peso, Jardim Sideral/Praça D. Pedro II, no sentido centro/bairro, farão avenida Conselheiro Furtado, avenida Padre Eutíquio, rua João Diogo, avenida 16 de Novembro, avenida Almirante Tamandaré e rua Gama Abreu, a destino. Com informações do G1.